Problemas evitáveis com a manutenção preventiva da sacada de vidro
Embora o fechamento de varanda ofereça diversas vantagens, quando não é feito a manutenção como deveria, pode tornar-se um grande perigo tantos aos moradores como as pessoas ao redor. Isso porque, a falta de manutenção preventiva da sacada de vidro pode resultar em uma roldana danificada ou vidro descolado, bem como provocar a queda de uma lâmina de vidro.
Portanto, remediar sempre foi e será a melhor solução, diante disso, separamos algumas recomendações que devem ser seguidas e evitar sérios riscos. Veja a seguir!
Quais problemas são evitados com a manutenção preventiva do fechamento de varanda
Desgastes precoces em seus componentes
Ao fazer uma manutenção do envidraçamento de varanda é possível manter a lubrificação do sistema, de maneira que não danifique as roldanas e consiga manuseá-las corretamente a fim de evitar desgastes precoces em seus componentes.
Uma das recomendações é abrir as lâminas de vidros apenas no ângulo de 90º graus, pois nesta posição o mecanismo permanece encaixado com o estacionamento e freio travado, o que não acontece com o vidro em 45 graus. As orientações de utilização do sistema devem ser informadas a todos os usuários.
Travamento dos vidros
Através de ações preventivas, a equipe de manutenção da sacada de vidro também poderá orientar sobre a importância de utilizar fechaduras na porta pivotante. Além do que, o sistema também deve estar sempre travado; quando fechado utilizar o fecho e quando aberto o aparador.
Corrosões
Nas vistorias da manutenção preventiva do fechamento de varanda os técnicos informam sobre nunca utilizar graxa ou similar nas roldanas, não limpar os vidros e esquadrias com produtos abrasivos, pois danificam a pintura eletrostática do alumínio e corroem as camadas de proteção, tanto do alumínio quanto do vidro, podendo até acelerar o processo de descolamento do PVB (camada intermediária entre as lâminas do vidro laminado) e, consequentemente, das chapas.